domingo, 12 de maio de 2013

Código de honra


UM CÓDIGO DE HONRA PARA OS SOLDADOS
Entrada
x

Celso Afonso Brum Sagastume <celsoabs@plugnet.psi.br>
18:06 (20 horas atrás)
para Sociedade
UM CÓDIGO DE HONRA PARA OS SOLDADOS
(OU PARA OS VERDADEIROS HERÓIS)

O soldado é um profissional que usa as armas e/ou a força para, em princípio, garantir a Justiça; mas o código de honra proposto abaixo pode ser usado por qualquer cidadão que tenha consciência da sua responsabilidade quanto à Paz Social. Qualquer cidadão comum que age como um soldado honrado, também merece o mesmo título de honra do soldado, que é o título de "Herói de Verdade".

Porém, um soldado que contraria o seu próprio código de hora é um soldado sem hora; e um soldado sem hora pode ser o pior tipo de covarde: aquele que usa sua força e suas armas para cometer ou ser conivente com as injustiças. E é por causa deste outro tipo de soldado, ou de pessoas, sem princípios éticos e sem honra, que o soldado honrado deve estar pronto para lutar.

Um soldado de honra deve ter como princípio básico a manutenção da PAZ e a prevenção da guerra, ou da violência.
Mesmo com este princípio básico, um soldado de honra não se omite nem se acovarda diante de uma injustiça; e não espera ordens superiores para agir...
Um soldado de honra deve lutar, sempre que necessário, pela Justiça e pela Liberdade.
Um soldado de honra deve, acima de tudo, proteger os mais fracos dos mais fortes - com a sua própria vida, se for necessário.
Um soldado de honra não escolhe raça, cor, credo ou nacionalidade, para proteger; muito menos se aproveita de sua posição, de portador de armas, para discriminar quem quer que seja; privilegiando uns em detrimento de outros.
Um soldado de honra não aceita ordens que venham ferir os seus princípios - pois isso seria uma demonstração de covardia. Se ele está disposto a morrer pela sua honra, ¿por quê aceitaria uma ordem mesquinha, ou hedionda, de um burocrata interesseiro?
Um soldado de honra não esquece do seu código de honra e nem de seu propósito maior. Muito menos dá desculpas do tipo: não posso fazer nada; não tenho autorização; minhas ordens são outras...
Um soldado de honra tem, acima de tudo, seus princípios de honra e, baseado neles, não tem como cometer erros.
Um soldado de honra é um herói, por natureza, e sabe da sua condição. Por isso, um soldado de honra coloca os interesses dos seus protegidos acima de seus próprios interesses pessoais.

Comandantes honrados, cobrarão estes princípios de seus soldados; e saberão que terão uma tropa honrada, não só sob seu comando, mas que também saberão agir corretamente, independente de ordens, quando for necessário.

O dia em que todos os exércitos do mundo forem compostos apenas por soldados de honra e por comandantes honrados, não haverá mais nenhuma necessidade de guerras no mundo.

Mas é claro que os governantes tiranos e ditadores - que usam os seus exércitos para dominação e conquistas, ou para impor suas ideologias, crenças, preconceitos e discriminações - jamais vão querer soldados de honra sob seu comando. Portanto, não espere que este código de honra seja difundido por este tipo de governante, ou por comandantes igualmente inescrupulosos ou covardes.

A única forma deste código de honra chegar aos soldados dos exércitos do mundo será através da divulgação por pessoas conscientes da importância de se ter, em nosso mundo, apenas soldados honrados; que possam ser os verdadeiros guardiões da Paz, da Justiça e da Liberdade; e não meros instrumentos do poder para manter povos oprimidos e subjugados pela força.

Celso Afonso Brum Sagastume

Escritor, filósofo e ex-integrante da Equipe de Resgate da Força Aérea
- um grupo de elite cujo lema é "Para que outros possam viver!"
Autor dos livros:
- A busca da Felicidade através das Relações Humanas (esgotado)
- Utopia Real - "Um Outro Mundo é Possível" (esgotado)
- Como Realizar Sonhos e Desejos (esgotado)
- Reflexões sobre a Vida (R$ 15,00)
- Vencendo a Morte - Uma análise filosófica (R$ 20,00)
Para saber mais, faça uma busca na internet, ou entre em contato...

E-Mail: celsoabs@plugnet.psi.br
Fone: (0..55) 3233-3315
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18101603242916782045
http://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com/2012/01/celso-afonso-brum-sagastume-escritor.html

Se você não receber resposta de alguma mensagem escrita para mim, é porque
ocorreu algum problema de envio - eu jamais deixo de responder mensagens
que exijam respostas. Porém, posso demorar de 2 a 3 dias (ou mais) para
responder.

Favor não me mandar mensagens religiosas, racistas ou preconceituosas,
fofocas políticas, correntes, boatos, campanhas humanitárias que não levam
a nada, ... Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário